ALCHIMICA apresenta trabalho no 17° SIMPÓSIO BRASILEIRO DE IMPERMEABILIZAÇÃO

Nos dias 20 e 21 de junho aconteceu o 17° SIMPÓSIO BRASILEIRO DE IMPERMEABILIZAÇÃO em São Paulo, tendo como tema central ” A Importância da Manutenção no Desempenho da Impermeabilização”. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), o evento foi marcado por dias intensos de trocas de experiências e uma programação que contou com palestras de especialistas de todo o país.

Fernando Araújo  (Manager Portugal) teve seu projeto selecionado para apresentar no Simpósio. Um case sobre o Sistema Impermeabilizante adotado na estrutura do tabuleiro  do Viaduto do Marão (Portugal), sendo que no Brasil não há cultura de proteção deste tipo de estrutura por meio de impermeabilização, entretanto verifica-se a necessidade diante de tantos casos de obras de arte com estruturas degradadas e comprometidas.

Foi abordado as especificidades da relação sistema de impermeabilização, estrutura do tabuleiro e execução do pavimento. No qual, entre as muitas variáveis, pode-se citar: escolha de um sistema que possa ser aplicado diretamente sobre a estrutura, mínima sobrecarga sobre o tabuleiro, possibilidade de aceitar uma pavimentação asfáltica (sem que haja proteção mecânica) considerando a temperatura de massa de CBUQ e sua dinâmica de execução com equipamentos pesados e vibratórios, vida útil elevada, capacidade de acompanhar as movimentações estruturais e térmicas, ter resistência a agentes químicos e contaminantes e etc.

Para o viaduto sobre o rio Marão optou-se por um sistema impermeabilizante que atendesse a ETAG 033/2010, possuindo como componentes: imprimação, membrana principal e camada de ligação. Para este, foram adotados AQUADUR e HYPERDESMO. Fatores como pot-life dos produtos, método de aplicação destes, aplicação do primer em substrato úmido e possibilidade de ser uma barreira aos vapores foram determinantes para o sucesso de todo o processo.